Rotary Clube de Loulé – Fundação e Missão

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.

Em 1905, nos Estados Unidos, Paul Harris, um advogado movido pela sua formação baseada no espírito de amizade que caracterizava as pequenas cidades de sua juventude, numa visão profundamente humanista e procurando ir ao encontro das imensas carências sociais e económicas que eram vividas na época, concebeu uma estrutura de apoio à sua comunidade, com ajuda de mais três profissionais reconhecidos pelos seus pares e fundou o Rotary através do Rotary Club de Chicago.

Ao longo dos anos foram sendo criados clubes em muitos países e em variadas cidades, por iniciativa de homens e mulheres líderes profissionais, motivados pelo ideal de construir um mundo dominado pela boa vontade e pela Paz, tornando-se o Rotary um movimento internacional.

Atualmente, o Movimento Rotário está presente em todos os continentes, em mais de 200 países, contando com cerca de 35 000 clubes rotários que integram mais de 1,2 milhões de líderes rotários.

O valor fundamental do Rotary, que está refletido desde os anos iniciais no seu lema fundamental “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, é servir na comunidade, no local de trabalho e, globalmente, em todo o mundo. Os líderes rotários desenvolvem projetos humanitários, que visam tratar de assuntos atuais e de extrema importância, entre eles dirigidos a crianças em situação de risco, pobreza e fome, incluindo também a preservação do meio ambiente e a violência. Além disso, apoiam iniciativas dirigidas à juventude, patrocinam oportunidades educacionais, entre elas a eliminação do analfabetismo, promovem o desenvolvimento profissional e o intercâmbio entre estudantes, professores e outros profissionais.

Em 1980, por iniciativa de Companheiros do Rotary Clube de Faro com especial empenho do Companheiro Mateus de Brito, foi dirigido a um vasto grupo de profissionais do Concelho de Loulé o desafio de formar um clube rotário que se veio a designar por Rotary Clube de Loulé. Ficou oficializado em Rotary Internacional no dia 6 de Abril de 1981 e a entrega da Carta Constitucional ocorreu no dia 25 do mesmo mês, em reunião presidida pelo então Governador do Distrito Rotário, Meneres Pimentel, sócio do Rotary Clube de Portimão.

O Rotary Clube de Loulé foi integrado por 25 profissionais que ficaram reconhecidos como sócios fundadores.

Muitas ações têm sido desenvolvidas pelo Clube desde a sua fundação, com empenhamento dos seus sócios na angariação de fundos. Assim, junto da comunidade louletana foram realizadas ajudas a estudantes carenciados facilitadoras da obtenção das suas formações universitárias; foram entregues cadeiras de rodas e veículos a instituições deles necessitados; foram preparadas homenagens a profissionais com carreiras exemplares; foram concedidos prémios de excelência a estudantes de todas as escolas públicas do Concelho; foram organizadas reuniões festivas com palestras de formação e informação. De âmbito regional, ocorreram acções solidárias junto de entidades ligadas à saúde. Destaca-se, ainda, os intercâmbios estabelecidos com os clubes geminados de: Oliveira de Azeméis, Vila Real, Maia, Cagliari e Tânger. Realça-se o apadrinhamento de novos clubes com a preparação e realização de ações que conduziram à formação dos Rotary Clubes de Olhão, de Almancil Internacional e de Lagoa Internacional.

O desenvolvimento da amizade e companheirismo tem sido uma constante através de inúmeras jornadas de aproximação e de confraternização dentro do clube e com outros clubes do Algarve, visando a consolidação de boas relações e de conhecimentos inesquecíveis, sempre no princípio de que as reuniões rotárias são abertas a pessoas de todas as culturas, características e credos.

Livro da Fundação Editado em 1959

Livro editado em Abril 2007 – Continuação da Historia do Rotary

Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo, ele será conhecido pelos resultados que conquistar.

Paul P. HarrisFundado de Rotary International