Apoio à educação

Mais de 775 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas. Isso representa 17% da população adulta do mundo.

O nosso objetivo é fortalecer a capacidade das comunidades apoiarem educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade de gêneros na área educacional e aumentar a alfabetização de adultos.

Nós entramos em ação para capacitar educadores a fim de incentivar o aprendizado em todos os níveis.

O impacto do Rotary na Área Educacional

A Fundação Rotária apoia a educação por meio de bolsas de estudo, doações e projetos em todo o mundo.

  • Criação de escolas: no Afeganistão, rotarianos abriram uma escola para meninas a fim de interromper o ciclo de pobreza e a desigualdade social.
  • Educação para adultos: associados dos Estados Unidos, em parceria com a ProLiteracy de Detroit, recrutaram e treinaram tutores depois de um estudo revelar que mais da metade da população adulta da cidade sofria de analfabetismo funcional.
  • Treinamento sobre tecnologia: após a destruição de escolas no Nepal devido a um terremoto, os rotarianos ajudaram a repor laptops e treinar professores sobre o uso de recursos digitais na educação.
  • Treinamento de professores: na África, rotarianos forneceram eletricidade e computadores, e deram treinamento básico aos professores para usarem a internet e outros recursos on-line a fim de obter materiais de ensino.
  • Saúde nas escolas: rotarianos estão fornecendo água limpa a todas as escolas do Líbano para que os estudantes possam ter mais saúde e, consequentemente, melhor desempenho.

Bolsas de Estudo para o Ensino Secundário e Superior

A Fundação Rotária e os Rotary Clubs investem nos nossos futuros líderes e filantropos por meio do financiamento de bolsas de graduação e pós-graduação.

A Fundação Rotária Portuguesa privilegia na sua acção a atribuição de Bolsas de Estudo a jovens que revelem dificuldades financeiras.

Dado o actual esquema de financiamento do ensino pelo Estado, a Fundação privilegia estudantes do ensino secundário com bom aproveitamento escolar ou estudantes do ensino técnico-profissional se as aptidões o aconselharem.

Destinam-se aos estudantes residentes em Portugal de grau de ensino secundário e superior, preferencialmente a partir do 10º ano, quer particular quer público.

Quando você ensina uma pessoa a ler, ela carrega esse legado pela vida inteira. Como uma onda, essa habilidade vai se espalhando por toda a comunidade.

Mark WilsonRotario