Saúde de mães e filhos

O Rotary proporciona assistência médica de alta qualidade a mães e filhos em condições vulneráveis para que possam viver mais e crescer mais fortes.

Nós ampliamos o acesso aos cuidados médicos para que mães e filhos tenham a oportunidade de um futuro saudável. Estima-se que 5,9 milhões de crianças menores de cinco anos morrem anualmente devido a desnutrição, falta de assistência médica e condições precárias de saneamento – problemas que podem ser completamente evitados.

Oferecemos educação, vacinas, kits para partos e clínicas móveis. Ensinamos mulheres a evitarem a transmissão do vírus HIV para seus bebês, amamentarem e protegerem a si e a seus filhos de doenças.

O impacto do Rotary na vida de mães e filhos

Por meio de apoio e treinamento para que as comunidades possam oferecer assistência materno-infantil, a Fundação Rotária ajuda mães e filhos carentes.

  • Clínicas móveis de pré-natal: Como o Haiti tem o maior índice de mortalidade materno-infantil de todo o Hemisfério Ocidental, o Rotary forneceu um jipe completamente equipado para voluntários e parteiras atenderem mães e crianças de áreas distantes.
  • Automóvel para detecção de câncer: Rotarianos forneceram uma unidade móvel para diagnóstico de câncer e deram treinamento sobre o assunto na área de Chennai, na Índia, que por falta do diagnóstico nos estágios iniciais da doença tem registrado um alto índice de mortalidade de mulheres por câncer da mama e cervical.
  • Prevenção de lesões e mortes: Nossos associados lançaram um programa piloto de cinco anos, no valor de US$3 bilhões, para proteger mães e filhos durante partos domiciliares. Desde 2005, eles também fizeram 1.500 cirurgias de fístula obstétrica – 500 a mais do que a meta inicial – restaurando a dignidade e esperança de diversas mães.

De todas as tristes e solitárias criaturas na Terra, a mais desesperançada é aquela que não ama os seus semelhantes

Paul HarrisFundador do Rotary International