Sobre Rotary Clube de Loulé

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.

Em 1980, por iniciativa de Companheiros do Rotary Clube de Faro com especial empenho do Companheiro Mateus de Brito, foi dirigido a um vasto grupo de profissionais do Concelho de Loulé o desafio de formar um clube rotário que se veio a designar por Rotary Clube de Loulé.

Ficou oficializado em Rotary Internacional no dia 6 de Abril de 1981 el a entrega da Carta Constitucional ocorreu no dia 25 do mesmo mês, em reunião presidida pelo então Governador do Distrito Rotário, Meneres Pimentel, sócio do Rotary Clube de Portimão.

O Rotary Clube de Loulé foi integrado por 25 profissionais que ficaram reconhecidos como sócios fundadores. Muitas ações têm sido desenvolvidas pelo Clube desde a sua fundação, com empenhamento dos seus sócios na angariação de fundos.

Assim, junto da comunidade louletana foram realizadas ajudas a estudantes carenciados facilitadoras da obtenção das suas formações universitárias; foram entregues cadeiras de rodas e veículos a instituições deles necessitados; foram preparadas homenagens a profissionais com carreiras exemplares e muitas mais ações.

O que nos torna diferentes?

A nossa abordagem e pontos de vista distintos proporcionam vantagens exclusivas:

  • Nós vemos as coisas de forma diferente: a nossa perspectiva multidisciplinar permite olhar para os desafios de uma maneira singular.
  • Pensamos de forma diferente: aplicamos a nossa liderança e experiência nos problemas sociais e encontramos soluções excepcionais.
  • Agimos com responsabilidade: a nossa dedicação e perseverança criam uma mudança duradoura.
  • Fazemos a diferença globalmente: os nossos associados podem ser encontrados nos quatro cantos do mundo.

O nosso impacto começa com os nossos associados: pessoas que trabalham incansavelmente nos seus clubes, para resolver alguns dos desafios mais difíceis das nossas comunidades.

Os seus esforços são respaldados pelo Rotary International, pela nossa rede de rotários, pela Rotary Fundation e pela Fundação Rotária Portuguesa, que transformam doações generosas em subsídios para financiar o trabalho de nossos associados e parceiros. O Rotary é conduzido pelos nossos associados: líderes responsáveis que ajudam a levar adiante a Missão e os Valores da nossa organização.

O objetivo de Rotary

A prova quádrupla

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos

  • O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
  • O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;
  • A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;
  • A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
  • É a VERDADE?
  • É JUSTO para todos os interessados?
  • Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
  • Será BENÉFICO para todos os interessados?

Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo, ele será conhecido pelos resultados que conquistar.

Paul P. HarrisFundado de Rotary International