Decorreu no passado domingo, dia 28/01/2024 em Vilamoura, a cerimónia de reconhecimento dos profissionais do Concelho de Loulé, pelo Rotary Clube de Loulé, no ano rotário 2023-2024.
A reunião iniciou-se com o momento de meditação de um minuto de silêncio em homenagem aos companheiros rotários recentemente falecidos, Eulálio Cabrita (RC Faro) e do Past Governador Abílio Lopes (RC Tavira).
Janeiro é o mês dedicado em Rotary aos Serviços Profissionais, durante o qual os cerca de 46000 de clubes reconhecem mundialmente os profissionais que se destacam nas suas comunidades.
O prémio profissional do Ano foi atribuído ao Eng.º José Carlos Neto, nascido em Loulé, licenciou-se em 1987 pelo Instituto Superior Técnico. Recebeu a outorga de Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros em 2014. Desenvolve a sua atividade de engenharia há 34 anos ao serviço da empresa sediada em Loulé, na coordenação de equipas multidisciplinares, com o recurso à mais recente tecnologia de sistemas e materiais inovadores, na construção e reabilitação de edifícios de serviços e moradias.
Desenvolve trabalho cívico assinalável em Associações em Almancil e Quarteira.
O prémio profissional Carreira foi atribuído ao Dr. º Horácio Guerreiro, nascido em Loulé, Montes Novos, Salir. Concluiu o curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1978 e efetuou o Internato de Policlínica no Hospital Distrital de Faro, nos anos 1979 e 1980. Obte

ve a Especialidade em Gastrenterologia em 1987 e o título de Especialista da Ordem dos Médicos em maio do mesmo ano. Mediante avaliação curricular obteve a Especialidade de Hepatologia.
Desde 1987 percorreu todos os graus da carreira médica no serviço de Gastrenterologia do Hospital de Faro/CHA/CHUA. Na mesma instituição foi Diretor do Serviço de urgência, Adjunto e substituto do Diretor Clínico, Diretor do Serviço de Gastrenterologia, membro eleito do Conselho Consultivo, Diretor do Departamento de Medicina, Diretor do Departamento Médico e Diretor Clínico de 2020 a 2023.
Desempenhou entre outros, os cargos de Presidente do Conselho Distrital do Algarve da Ordem dos Médicos, membro da Direção do Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos, coordenador do grupo técnico para o programa funcional do Hospital do Algarve, integrou a comissão de acompanhamento pedagógico do curso, e foi vogal da direção da AD-ABC no triénio 2018-2020. Desenvolveu relevante atividade clínica e científica, autor/coautor de dezenas de trabalhos publicados e centenas de comunicações e posters. Lecionou em diversos estabelecidos incluindo a Universidade do Algarve. Desenvolveu clínica privada entre 1987 e 2020. Licenciou-se em Direto na Universidade Lusófona em 1999. Foi Presidente da Associação de Moradores da sua Terra, e Presidente da Associação de Defesa da Serra do Caldeirão.
Ambos os homenageados dirigiram as suas palavras aos presentes, realizando uma retrospetiva da sua carreira profissional e dos valores que lhes garantiram o sucesso alcançado, sendo unânimes na necessidade de nunca perder a humildade e as suas origens como referências principais.
A reunião decorreu em ameno convívio com a presença de muitos amigos e familiares dos profissionais homenageados, e dos rotários dos clubes de Almancil Internacional, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e Vilamoura Internacional.
Estiveram presentes diversas entidades oficiais e particulares que se quiseram associar a este momento anual de enorme relevância, nomeadamente a Vereadora da Câmara Municipal de Loulé Dr.ª Marilyn Zacarias Figueiredo, o Presidente da Junta de Freguesia de Salir Francisco André, o Presidente da AHDPA Quarteira Adelino Rocha e o Presidente do Clube de Ténis de Loulé, Eng.º Luís Pedro.
Após o período de atualidades e comunicações, o Presidente do Clube, Silvério Guerreiro, encerrou a reunião, evidenciando os valores do Rotary, da confiança, da ética e da ambição, como necessários não só para o sucesso das profissões, mas também para a Paz e Compreensão Mundial.